Por que o carvalho americano é demasiado forte?

Logo os viticultores e enólogos franceses têm sido mais críticos, queixando-se de que o seu impacto no vinho é demasiado forte. Graças a pesquisas pormenorizadas, o carvalho americano pode agora ser empregado com objetivos precisos, o seu preço atrativo torna a decisão ainda mais fácil.

Qual o nome científico do carvalho americano?

O carvalho americano possui o nome científico de Quercus alba, enquanto os carvalhos europeus são chamados de Quercus petraea e Quercus robur. Além de França e Estados Unidos, outros países como Portugal, Rússia, Hungria, Eslovênia e Canadá são conhecidos pela qualidade e viabilidade de extração de suas madeiras.

Quais são os aromas do carvalho americano?

O carvalho americano é conhecido por liberar aromas mais intensos que o francês, e normalmente associados ao coco, baunilha e lácteos, além de taninos um pouco mais agressivos. A madeira possui granulação mais grossa, com árvores chegando ao ponto de corte já aos 60 anos, quase a metade do tempo que os europeus.

Qual a diferença entre o carvalho francês e o americano?

Desse modo, há uma menor entrada de oxigénio na barrica e o vinho tem um desenvolvimento mais lento. Por fim os aromas também diferem entre eles, o carvalho francês, o vinho adquire carácteres mais complexos com notas como pimenta, cedro, cravo, entre outros, enquanto com o americano são obtidos aromas como de coco e baunilha.