O que é a arte do vitral?
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na …
Quais as características do vitral gótico *?
Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.
O que são os vitrais góticos?
O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
O que são vitrais e qual a sua função?
Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. Sua presença é comum em igrejas, mas também pode ser utilizado em residências ou outros tipos de obras.
Como os vitrais são feitos?
Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. Utilizando-se de um estilete com ponta de diamante, o artesão recortava o vidro, encaixava-o na armação e empregava uma massa que impediria a passagem de água pelo vitral.
Qual foi o período da arte vitral?
Sua origem é no Oriente, por volta do século X, quando as vidraças coloridas eram uma forma de embelezar a arquitetura de palácios e prédios importantes. Sendo parte de uma cultura estrangeira, as técnicas de vitralismo passaram a ser utilizadas pelos europeus durante a Idade média.
Quais são as características da arte gotica?
Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.
Quais são as principais características do gótico?
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Como são feitos os vitrais góticos?
Como é feita a arte vitral?
Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.
Qual o objetivo dos vitrais?
Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.
Quais as características dos vitrais?
Uma das principais características dos vitrais é a beleza proporciona pela combinação das cores como também as formas e texturas utilizadas na sua criação, propiciando uma iluminação diferenciada aos ambientes nos quais se utilizam desta arte.
Quais são as características de um vitral gótico?
O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons. Somente com o intercâmbio promovido pelo comércio é que podemos imaginar a existência de um processo técnico cercado por tantas exigências.
Como foi a montagem de um vitral gótico?
Após a sua montagem, o perfil de chumbo era encaixado nas aberturas das paredes das catedrais. O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons.
Por que os vitrais aparecem nas igrejas?
Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.
Quando foi usado o termo gótico?
O termo gótico foi usado pela primeira vez pelo teórico Giorgio Vasari, na Itália, no século XVI. Até então aqueles que queriam se referir ao estilo diziam que se tratava de uma estética francesa, sem maiores adjetivações.
https://www.youtube.com/watch?v=4iqaIZdKN1E